Entidades da Comunidade Intermunicipal do Oeste

Município de Peniche

O Concelho de Peniche está situado no litoral da Região Oeste. As suas gentes desde sempre se dedicaram à pesca e, consequentemente, muito do seu património cultural reflete esta atividade, como é o caso do artesanato, nomeadamente as rendas de bilros e a gastronomia, onde predominam os pratos de peixe e marisco. 

Com um importante porto de pesca, Peniche mantém a sua particularidade dentro de uma região onde continuam a dominar as atividades ligadas à agricultura e à indústria agro-alimentar.
 
Do seu património arquitetónico destaca-se a Fortaleza que serviu de proteção às invasões marítimas, e foi utilizada mais tarde como edifício prisional, tendo atualmente um museu integrado. Também as igrejas de todo o concelho retratam bem a riqueza arquitetónica local.

Muitas das praias da região – seis delas com bandeira azul - são procuradas por praticantes de desportos náuticos. As Berlengas, ilhas que constituem uma reserva natural rica em espécies autóctones, tem acesso por barco a partir de Peniche.
 
Número de Habitantes: 27.753
Área: 76,9 Km2
Freguesias: 4
Atouguia da Baleia, Ferrel, Peniche e Serra D'El Rei.

Para mais informações consulte o site da Câmara Municipal de Peniche.